• EN
  • Ajuda Contextual
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS3203

Intervenção Sistémica II


Código: GS3203    Sigla: IS2

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Página Web:https://1drv.ms/f/s!Ajm0ypx3E2i8guM5uxJBLPc5vGSq6A
Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Laboratoriais: 16,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Jacqueline Ferreira Marques   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Proporcionar-se-á um debate contínuo de projectos e situações nas áreas de intervenção em que são executados os estágios por forma a perceber pela prática as características sistémicas dos grupos e famílias e a forma como se pode tirar partido das suas regras para intervenções mais eficazes e gratificadoras nas situações de reconhecida e continuada resistência à mudança.

Programa

Ciclo vital da família. Tipologias familiares: famílias nucleares, monoparentais, reconstituídas, etc. Estrutura familiar: hierarquias, limites, alianças e coligações. A entrevista vs a entrevista familiar: como intervir no sistema.

Bibliografia Principal

Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4

Bibliografia Complementar

Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6

Métodos de Ensino

Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  24
Prova escrita  Teste/Exame  2 2019-05-15
Ficha de leitura  Trabalho laboratorial ou de campo  2019-05-29
Caso prático  Trabalho laboratorial ou de campo  2019-05-22
  Total: 26

Avaliação Contínua

Avaliação contínua.

Avaliação Final

Participação e assiduidade (10%)+ Teste teórico individual (90%)

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Repetição da prova de conhecimentos.