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Animação Sócio-Cultural VI: Projecto Integrado...


Código: GS3202    Sigla: ASC6

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Teóricas: 15,00
Laboratoriais: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Entender que a animação e a mediação sociocultural fornecem uma pluralidade de instrumentos e métodos com potencial para gerar e alimentar, na velhice, o desejo de continuar a aprender, de manter uma relação de familiaridade com o «mundo dos vivos» e de se envolver em projectos socialmente úteis. 2. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que apoiar-se num diagnóstico, teoricamente sustentado, da condição social, cultural e psíquica dos indivíduos que pretende envolver. 3. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que ser dirigido os vários tipos de vulnerabilidade (económica, relacional, cultural e simbólica) que afectam o processo de envelhecimento, romper com as soluções estereotipadas em uso nas instituições, ser ambicioso e desafiador.

Programa

Organizar um programa integral de animação sociocultural tendo em conta os objectivos da animação e as várias dimensões (económica, simbólica, social e política) de exclusão social no envelhecimento; 1. A animação e a mediação sociocultural: génese e objecto. 2. Metodologias da Animação e da mediação sociocultural: 2.1 Metodologia de projecto: da análise de uma situação social à acção 2.1.1 A construção de projectos de animação sócio cultural: 2.1.1.1 O estudo e diagnóstico da situação social; 2.1.1.2 A planificação do plano de acção 2. 1.1. 3 A execução do plano de acção 2.1.1.4 O plano de avaliação

Métodos de Ensino

Ensino Teórico (T): Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos Ensino Prático (P): Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração do projecto, mobilizando o mais possível as observações realizadas em contextos reais, designadamente os em que se desenvolveram os estágios e incentivando a investigação dos saberes e materiais didácticos e outros indispensáveis para a sua elaboração e implementação. Recurso à prática simulada e à utilização de meios audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

CAPUL, Maurice e LEMAY, Michel (2003) - Da Educação à Intervenção Social. Porto editora, Porto. CEMBRANOS, Fernando et al. (2001) - La Animación Sociocultural: Una Propuesta Metodológica, Madrid, Editorial. Gaulejac, V., Bonetti, M., Fraisse, J., L¿ingénierie sociale, Paris, Syros, 1995. Guerra, I., Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Lisboa, Principia, 2000. OLIVEIRA, Ana et al. (2005) - A Mediação Sociocultural: Um Puzzle em Construção, Lisboa, ACIME. PÉREZ, Victor Juan Ventosa (1993) - Fuentes de la Animación Sociocultural en Europa, Editorial Popular. TRILLA, Jaume (2004) - Animação Sociocultural. Instituto Piaget. Serrano, Gloria Pérez, Elaboração de Projectos Sociais. Casos Práticos, Porto, Porto Editora, 2014