• EN
  • Ajuda Contextual
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1205

Planeamento e Gestão de Serviços para Idosos II


Código: GS1205    Sigla: PGSI2

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Teórico-Práticas: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Manuel Carlos da Cunha Nogueira   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1) Aprofundar a formação ao nível do planeamento e gestão de organizações prestadoras de serviços para idosos, com uma dimensão mais próxima do ambiente económico em que as mesmas se inserem. 2) Demonstrar a importância da análise e acompanhamento das variáveis económicas e financeiras nas organizações prestadoras de serviços a idosos, com ou sem fins lucrativos. 3) Sensibilizar os alunos para a importância de um sistema de informação fiável e regular com indicadores económicos financeiros. 4) Apresentar os principais instrumentos e ferramentas de análise da viabilidade económica de projectos de investimento.

Programa

1. Noções básicas de Contabilidade 1.1 Objectivos e importância da Contabilidade para a gestão 1.2 Fluxos reais, monetários e económicos 1.3 Demonstrações financeiras periódicas 2. Análise económica e financeira de organizações 2.1 Objectivos e importância para a gestão 2.2 Análise quantitativa: principais indicadores 2.3 Análise qualitativa: principais técnicas e ferramentas 3. Noções de cálculo financeiro 3.1 Conceitos fundamentais 3.2 Operações de capitalização e desconto 3.3 Taxas de juro 4. Análise de projectos de investimento 4.1 Projectos de investimento: conceito e tipos 4.2 Elementos de um projecto de investimento 4.3 Principais fontes de financiamento do investimento 4.4 Aplicação: criação de um lar de idosos

Bibliografia Principal

João Lisboa, Arnaldo Coelho, Filipe Coelho, Filipe Almeida;Introdução à Gestão das Organizações, VidaEconómica, 2011
Sebastião Teixeira;Gestão das Organizações, Verlag Dashofer, 2011

Bibliografia Complementar

J. Carvalho;Organizações não Lucrativas: aprendizagem organizacional, orientação de mercado, planeamento estratégico e desempenho, Ed. Sílabo, 2005
F. P. Drucker;As Organizações sem Fins Lucrativos, Difusão Cultural, 1997

Métodos de Ensino

A disciplina, sendo teórico-prática, desenvolver-se-á em sede de aula pela apresentação teórica dos conteúdos programáticos, seguida da aplicação dos mesmos a exemplos concretos e à resolução de exercícios e casos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Classificação final igual ou superior a 10 valores.

Avaliação Final

Avaliação distribuída: - dois testes, cada um com uma ponderação de 50%; - o primeiro teste realizar-se á durante o período lectivo e o segundo na mesma data do exame final da época normal; - a nota mínima exigida em qualquer dos testes é de 6,5 valores; - a participação neste regime de avaliação implica a presença em, pelo menos, 75% das aulas, com excepção para os casos especiais mencionados no Regulamento de Avaliação. Avaliação por exame final: - nota da prova escrita, caso seja superior a 9,5 valores ou inferior a 7,5 valores; - média das notas das provas escrita e oral, caso a primeira seja superior a 7,5 valores e inferior a 9,5 valores.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Nos termos do Regulamento de Avaliação em vigor.