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Psicossociologia das Organizações II


Código: GS1203    Sigla: PO2

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 10 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Teóricas: 15,00
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Compreender a organização como sistema social e como sistema inserido na cultura de uma sociedade, de uma região, de uma profissão ou profissões e, simultaneamente, como uma realidade cultural em si mesma - em virtude de trabalharem juntas, as pessoas elaboram regras, valores e práticas coerentemente admitidos para gerir as suas relações de solidariedade, de entre-ajuda e também de conflito, as suas relações de complementaridade técnica e de autoridade, de formação e informação, de controlo e avaliação

2. Compreender e identificar os elementos constitutivos de uma cultura organizacional, seus efeitos sobre a organização e como se formam e evoluem as culturas organizacionais;

3. Compreender que há culturas organizacionais ¿ centradas no cliente e na qualidade dos serviços que lhe são prestados e no investimento, confiança e respeito pelas pessoas que trabalham - que potenciam uma melhor performance organizacional, com reflexos na satisfação dos utilizadores e dos profissionais.


Programa

1. Interacções e interdependências entre variáveis estruturais, contingentes e políticas

2. Estruturas organizacionais tipo e o seu potencial analítico para melhor se compreenderem as organizações complexas que existem na realidade
3. Cultura organizacional: o que é?
3.1 Organização: ter e/ou ser cultura
3.2 A cultura organizacional: uma nova variável da gestão das organizações
4. As componentes da cultura organizacional: projecto e missão organizacionais; valores, crenças e suportes simbólicos da cultura; imaginário e identidade
5. As funções da cultura
6. A formação da cultura
6.1 Processos sociodinâmicos que fomentam a coesão e a partilha nos grupos humanos
6.2 Processos de liderança
6.3 Processos de aprendizagem através da experiência
6.4 Cultura burocrática e cultura de serviço: dois exemplos de cultura organizacional com influências muito distintas quanto à capacidade das organizações sociais prestarem um serviço de qualidade aos idosos


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Bibliografia Principal

Bilhim, João Abreu de F.;Teoria organizacional: estruturas e pessoas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa,, 2001
Ferreira, J. M. Carvalho, Neves, J., Caetano, A.;Psicossociologia das Organizações, MacGraw-Hill, Amadora, 2001
Mintzberg, Henry;Estrutura e dinâmica das organizações, Publicações Don Quixote, Lisboa, 2004

Métodos de Ensino

Se  Sessões teóricas: contemplam a análise, pela docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão.

Se  Sessões de orientação tutorial: contemplam um conjunto de actividades com carácter mais prático que visam consolidar as competências dos alunos. Neste âmbito está prevista a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos a partir da análise de descrições de organizações concretas;

A a A avaliação é distribuída, composta por duas provas escritas individuais, a última das quais a realizar na mesma data que o exame final. Cada uma das provas de avaliação terá um peso na nota final de 50%.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  24
  Total: 24

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Um Uma vez que com a disciplina se pretende que os alunos se apropriem de um conjunto de novos conhecimentos, considera-se indispensável investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada e coerente, tornando-os inteligíveis e apreensíveis. Isto não invalida, contudo, que se combinem estes momentos com outros, complementares e seguramente de maior implicação e exigência para os alunos, em que são desafiados a organizar e mobilizar os referidos conhecimentos perante problemas/exercícios concretos.